No próximo sábado, 7 de fevereiro, será realizado o Dia D de Combate à dengue e à chikungunya em todo o país. Apesar da queda de 59% nos casos de dengue, a orientação é que comunidade reforce as medidas preventivas com a chegada das chuvas de verão em muitos locais.
Como parte da iniciativa nacional, o Ministério da Saúde convoca Estados e Municípios para promover mutirões de limpeza urbana e atividades de alerta aos profissionais de saúde para o diagnóstico correto das doenças.
O mosquito causador de ambas as doenças deposita seus ovos em água parada. Portanto, qualquer recipiente que acumule água parada pode servir de criadouro dos transmissores.
No Acre, a cidade que enfrenta sérios problemas com a dengue é Cruzeiro do Sul. O município está em epidemia da doença desde o ano passado.
Prevenção
Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é fundamental que a população verifique se a caixa d’ água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas.