O velho Lula está de volta para salvar Dilma

Tenho conversado com militantes e parlamentares petistas de vários lugares do Brasil, inclusive, do Acre. A insatisfação com os primeiros dias do Governo da presidente Dilma Rousseff (PT) são evidentes. Em janeiro o choro foi geral. Agora, em fevereiro, pararam de reclamar e se encheram de esperança. Isso porque nos meios petistas rola o boato de que o ex-presidente Lula (PT) vai entrar de cabeça no cenário político para amenizar os erros da sua “discípula” e reorientar os rumos do partido. Está no ar com força total o movimento “Volta Lula”. Isso tem dois objetivos: mudar os rumos do Governo e garantir que o atual ministro da Casa Civil, Aloisio Mercadante, não seja o candidato à presidência da República do PT, em 2018.  As principais tendências internas petistas não gostam de Mercadante.

Cachimbo da paz
O encontro do diretório nacional do PT que sela essa tendência da volta do guru Lula está acontecendo nesta sexta, dia 6, em Belo Horizonte. Dilma estará acompanhada do presidente uruguaio José Mujica. A tendência é a presidente “baixar a bola” e seguir mais as orientações de Lula.

A voz do Acre
O deputado federal Léo Brito (PT) será o representante acreano do encontro nacional do PT. Ele substituirá o presidente regional do partido Ermício Sena. Como Léo vai atuar no Congresso Nacional é importante que se aproxime mais dos caciques petistas estrelados.

O “possível” impeachment
Nestes dias, aqui no Nordeste, conversei com deputados, vereadores e senadores de vários partidos. Todos acham que o fortalecimento do PMDB no cenário nacional pode levar a uma situação política favorável a um impeachment da presidente Dilma.

Protestos à vista
Pelas redes sociais alguns grupos de jovens militantes políticos já estão marcando para março manifestações em todas capitais brasileiras. Eles prometem a volta dos “caras pintadas” que derrubaram o ex-presidente Collor.

Nem sempre dá pra todos
Uma fonte de Cruzeiro do Sul me garantiu que muitos eleitores do deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) andam cabreiros. O novo deputado teria prometido mais assessorias do que dispõe no mandato. A cobrança está forte.

Erro de cálculo
Com a sua característica humildade, Josa, teria dito a essa fonte, que quando prometeu os cargos não tinha noção da realidade. É aquela história muitos se elegeram sem noção do que é realmente o parlamento. Talvez achassem que seriam os donos do mundo.

A bancada dos silenciosos
Um amigo que cobre a ALEAC me disse que o ex-deputado Chico Viga (PTB) já tem dois prováveis substitutos adeptos do silêncio. O Josa e o jovem deputado estadual Nicolau Júnior (PP). Os dois deverão passar longe da tribuna.

A hora da realidade
Uma comitiva de 12 deputados estaduais irão neste final de semana para Tarauacá. Vão ver de perto a situação do município que sofre com enchentes desde novembro do ano passado. Político tem mais que andar e ver de perto a realidade.

Ilha da fantasia
Parlamentares que adoram gabinete podem se preparar para gostar também da balsa. Tanto o Congresso Nacional, Câmara e Senado, como a nossa ALEAC, são verdadeiras “ilhas da fantasia”. Muita mordomia. Mas se o sujeito se encantar com esse conforto acaba encerrando a carreira política.

Ritmo de férias
Informo ao leitores da coluna que estou em viagem. Portanto, atualizando as notícias a cada dois ou três dias. Claro que a gente sempre está observando o que acontece a nossa volta. Mas isso muda o ritmo. Após o carnaval a coluna voltará a ser atualizada diariamente como sempre foi nesses quase dois anos em que é publicada no AC24horas.