O sucesso do Carnaval “Tem Folia na Cidade” é assunto recorrente nas redes sociais e nas rodas de conversas nos bairros. Em Rio Branco, as comemorações ocorrem em 33 bairros até a terça-feira, 17. As dez regionais da Capital possuem alternativas para quem gosta de samba e também de roque.
A novidade deste ano é que as associações de moradores do Segundo Distrito aparecem na programação pela primeira vez. Seja na Gameleira ou na Cidade do Povo, as ruas estão repletas de brincantes de todas as idades.
É a época em que se vê gente animada como a foliã Ketlim Decalafiory, que resolveu aproveitar ao lado da comunidade do Taquari. Cantando, dançando e com um sorriso no rosto, a moça se declarou feliz pela qualidade da organização. “Foi muito bom ter trazido a festa pra cá”.
“Estamos curtindo em clima de paz e de muita alegria. Tá aprovado!”, explica. Vale lembrar que essas são as impressões da quarta colocada no Concurso de Escolha das Realezas 2015, na categoria de Rainha Travesti. Opinião de quem entende das características que compõem o bom Carnaval.
Gestão e negócios
O bloco da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) é outra figura presente nesse período. A equipe se reveza entre as agendas oficiais e o embarque para os bairros, onde a proposta é avaliar o alcance das manifestações.
“Quem dita o ritmo é o prefeito Marcus Alexandre, que faz questão de solucionar as demandas de forma presencial pra não deixar ninguém na mão. Estamos diariamente acompanhando as atividades”, comenta Rodrigo Forneck, diretor-presidente da FGB.
Já no Primeiro Distrito, a programação envolve a zona rural próxima ao Aeroporto Plácido de Castro até a região da Base. As empreendedoras Francisca Dias e Simone Alves – mãe e filha – dizem que a expectativa para o Calafate é de uma festa tranquila e lucrativa.
“É uma boa época para ganhar um dinheiro extra”. José Angelim, organizador da folia na Bahia Nova, compartilha do mesmo pensamento. “É bom porque quem mora nas proximidades também participa e ajuda na geração de renda pra nossa comunidade”.
Desfile dos blocos de rua
O período carnavalesco ainda reserva o “Concurso de Blocos com Bateria”, que ocorre nesta terça-feira, 17, às 19h, na Avenida Doutor Pereira Passos (do Supermercado Araújo até a caixa d’água do Seis de Agosto).
Os ensaios começaram no início do ano e só devem cessar às vésperas do desfile. Os foliões se concentram sempre no período da noite, em um ponto fixo do bairro, de segunda-feira a sábado. Cada bloco possui de 300 a 600 brincantes, com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos.
Os classificados do primeiro ao quarto lugar receberão troféus e prêmios em dinheiro de R$ 500 a R$ 3 mil. Já as duas baterias que atingirem as maiores pontuações estarão automaticamente escaladas para comandar a música nas etapas do Concurso da Realeza do Carnaval de 2016.