Acre é o 11º no ranking nacional no consumo de gordura, açúcar e sal

Números apresentados pelo IBGE mostram que o acreano está longe de ter uma alimentação saudável.  O estado é o 11º da lista nacional onde as pessoasconsomem grande quantidade de gordura, açúcar e sal nos alimentos.  O ranking com os itens pesquisados foi elaborado pela Exame, revista eletrônica da editora Abril. Foram entrevistadas pessoas com idade acima de 18 anos.

No Acre, 39,6% dos adultos comem carne ou frango com muita gordura. Outro vilão, o refrigerante é consumido regularmente por 24,9% dos acreanos.  Um pouco acima da média nacional, que é de 23,4%.

72% dos acreanos revelaram que consomem leite com teor integral de gordura. Já 14,1% comem alimentos doces regularmente e 11% da população acreana admite consumir elevada quantidade de sal.

Aidna segundo o IBGE, 2,5% dos pesquisados disseram  substituir  pelo menos uma das refeições por sanduíches, salgados ou pizzas regularmente.

O estado em que mais se come carne com gordura é o Mato Grosso do Sul. Nada menos que 55,7% dos adultos têm o hábito de preparar carne com muita gordura.

Já o Rio de Janeiro é o estado onde mais pessoas substituem as refeições por pizza, sanduíche ou salgados –11,1% dos cariocas têm esse hábito. Já o Amapá é o campeão em consumo de refrigerantes. Entre os adultos do estado, 31,3% consomem a bebida regularmente.

O ranking está organizado de acordo com o consumo de carne com gordura. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.