O senador Jorge Viana (PT) cumpriu duas agendas nesta sexta-feira, 20, informou sua assessoria no final da tarde. O primeiro encontro ocorreu na sede do IMAC, onde houve uma discussão sobre os impactos para o Acre, de novas normas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente para a exploração de algumas espécies de árvores. E o segundo na Universidade Federal do Acre, onde foi discutido – entre outras coisas – o plano de interiorização da UFAC.
No Imac, o senador discutiu com pesquisadores e técnicos de vários órgãos e também com representantes dos setores madeireiros e moveleiros – sobre os possíveis impactos para o manejo florestal no Acre, com a publicação da portaria 443/2014 pelo Ministério do Meio Ambiente. A nova norma tem gerado bastante polêmica e foi inclusive tema de uma recente reunião na Assembleia Legislativa do Estado.
Durante o encontro Viana ouviu a avaliação dos pesquisadores que, na prática, o impacto da portaria para as atividades econômicas desenvolvidas no Acre não será sentido. Nosso estado já realiza há muito tempo o manejo florestal dentro das especificações exigidas recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente.
Porém, a forma como as novas medidas foram adotadas, sem a devida consulta aos que trabalham com o manejo, desagradou o setor. O senador garantiu ajuda na aproximação junto ao Ministério, para que isso não volte a acontecer.
A agenda de reuniões do senador Jorge continuou na UFAC, onde ele foi recebido por toda a equipe da reitoria, inclusive pelo Reitor Minoru Kimpara, no Campus Universitário. O vice-presidente do senado federal foi apresentado ao plano decenal de desenvolvimento da UFAC e conheceu algumas das obras que estão sendo realizadas pela instituição. Ao todo, 50 milhões de reais estão sendo investidos nesse momento em obras da universidade, em Rio Branco e em todo o estado.
Quando esteve à frente do governo, Jorge Viana foi responsável por levar a UFAC para os municípios do estado. Talvez por isso, um dos principais temas discutidos no encontro foi à interiorização das ações da Universidade Federal do Acre. Viana, que tem disponibilizado várias emendas para a instituição, garantiu que este ano a UFAC terá uma atenção ainda maior por parte de seu mandato. “Eu quero que meu mandato esteja sempre vinculado e que seja parceiro das instituições de conhecimento, como é o caso da UFAC. É através do saber e da ciência que podemos olhar o futuro de forma correta para trilhar um caminho de desenvolvimento, e consequentemente, de melhoria para a vida das pessoas”. Disse o senador.