Sebastião decreta estado de emergência em Brasiléia

a-21

O governador Sebastião Viana decretou estado de emergência neste domingo, 22, em Brasiléia, por causa da cheia do rio Acre, que no município afeta mais de 600 famílias. O nível do rio atingiu 13,52  metros na cidade e está acima da cota de transbordamento, que é de 11,40 metros, informou a Defesa Civil Estadual. Mais de 100 famílias desabrigadas foram levadas para escolas locais.

No município, a cheia já interfere no serviço de telefonia e no atendimento hospitalar. O hospital Raimundo Shaar, principal unidade de saúde da região passou a atender somente casos de urgência e emergência depois que as águas do rio invadiram a rua Prefeito Rolando Moreira, que dá acesso à unidade de saúde.

Sebastião chegou cedo à cidade, visitou áreas alagadas, conversou com moradores e se reuniu com sua equipe na sala de situação improvisada em Brasiléia para tratar sobre as providências de ajuda aos atingidos pelo alagamento.

“Brasileia precisa de cuidados e atenção. O nosso papel é achar caminhos e soluções para a cidade. Esse é o momento de dar continuidade a caminhada de solidariedade. Na segunda-feira estarei falando com o ministro da integração, o general da Defesa Civil e com a Secretaria Nacional de Habitação sobre a etapa seguinte após a redução das águas. O objetivo é avançar nas políticas de habitação, para viabilizar a construção de casas em áreas que não sejam afetadas pela enchente e com infraestrutura adequada ”, disse o governador ao decretar estado de emergência.

Além de Brasiléia, Sebastião Viana visitou Xapuri e Assis Brasil, que também sofrem com a cheia do rio Acre. Em Xapuri, o manancial ultrapassa a cota de transbordamento  e desabriga mais 30 famílias, que foram amparadas em alojamentos públicos.

Na cidade de Tarauacá, pela quinta vez, em pouco mais de três meses, os rios Tarauacá e Murú voltam a atingir famílias. A primeiras ruas e casas atingidas são as do Bairro da Praia, bairro mais populoso do município.

Segundo a primeira medição do dia, feita pela Defesa Civil Municipal, o rio está com 10.25 metros. Quase um metro acima da cota de alerta. O rio Murú mede 11,01 metros.

Compartilhar