A página de acesso ao sistema de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) voltou a funcionar na tarde desta quarta-feira (25) depois de ter sido retirada do ar pela manhã para manutenção, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que administra o Fies.
A assessoria de imprensa do FNDE diz que o site foi retirado do ar no fim da manhã desta quarta, após o órgão perceber que havia um problema técnico provocando a instabilidade.
Durante algumas horas, o link do site sisfiesportal.mec.gov.br, que leva para a página de inscrição (sisfiesaluno.mec.gov.br), levava o usuário para a página do Ministério da Educação. Milhares de estudantes reclamaram do ocorrido em todo o país.
Ainda segundo a assessoria, na parte da tarde a página voltou ao ar, e qualquer lentidão pode ser provocada pela demanda represada por novos contratos, já que o site só foi aberto para essa categoria na segunda, somada à demanda do período de renovação de contratos.
O acesso ao sistema abre em uma página para o usuário colocar o CPF e a senha de cadastro. As inscrições para o Fies podem ser feitas até o dia 30 de abril.
O Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.