O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) passou a sexta, 6, em Porto Acre, acompanhando de perto a enchente no município. O parlamentar participou da reunião de planejamento para socorrer os desabrigados juntamente com o prefeito Carlinhos da Saúde (PSDB) e secretários municipais. “Com a minha experiência procurei orientar os passos necessários para minimizar o sofrimento das pessoas que perderam tudo com a alagação do rio Acre,” explicou.
A situação em Porto Acre, segundo Flaviano, é muito séria. “O problema é que a maioria dos desabrigados estão na zona rural que é muito extensa. São ribeirinhos que ficam nas suas canoas vigiando as suas casas que estão inundadas e fica mais difícil levar ajuda às essas famílias,” revelou.
O deputado afirmou ainda que na zona urbana, por enquanto, existem apenas 43 famílias atingidas pelas cheias. “A sorte é que devido a avenida beira rio do município ser pequena as pessoas optaram por construir as suas casas em lugares mais altos. Mas mesmo assim a situação é preocupante,” disse ele.
Ações
O prefeito de Porto Acre já decretou estado de emergência no município. “Agora, é preciso que o ministro da Integração, Gilberto Occhi, reconheça oficialmente o pedido, para posteriormente se decretar o estado de calamidade. Assim o município poderá receber recursos para atender os desabrigados e, posteriormente, reconstruir aquilo que foi perdido com a enchente,” ponderou.
O deputado peemedebista tem mantido contato permanente com os ministros do seu partido para sensibilizá-los a ajudar os municípios acreanos que sofreram com as cheias. “Também tenho conversado com toda a nossa bancada federal para que a liberação de recursos para o Acre seja agilizada,” finalizou.