Após a liberação da indenização de R$ 25 mil, que começou a ser paga na última segunda-feira (02), aos ex-soldados da borracha, o número de denúncias no Conselho do Idoso de Cruzeiro do Sul aumentaram significativamente. As principais acusações são sobre filhos e outros parentes que tentam apropriar-se indevidamente do benefício dos ex-combatentes.
De acordo com a presidente do Conselho, Maria das Vitórias, antes da liberação da indenização a maior parte das denúncias que chegavam até a instituição eram referentes à maus-tratos contra idosos, mas após a liberação do dinheiro as acusações mudaram o teor e o número aumentou. Somente em uma manhã foram mais de dez denúncias.
A presidente alertou ainda aos idosos que ao sacarem a indenização não levem o dinheiro para casa, tendo em vista o perigo de assaltos. Maria das Vitórias sugere que os idosos depositem em uma poupança.
Uma pessoa já foi presa por apropriar-se indevidamente do dinheiro. Na noite de quinta-feira (05) a Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher (Deam) de Cruzeiro do Sul (AC) prendeu em flagrante Francisco Marinaldo Galvão da Rocha, 32. O homem é suspeito de apropriar-se da indenização da mãe de 74 anos.