A comunidade ribeirinha do Tamandaré, que vive às margens do alto rio Tarauacá, foi a primeira beneficiada com as ações de saúde e cidadania realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na comunidade, o trabalho foi coordenado pessoalmente pelo prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, que também é médico. Em apenas um dia foram feitos cerca de 300 procedimentos.
O mutirão de atendimento médico nas comunidades ribeirinhas do rio Tarauacá é feito no barco hospitalar da prefeitura e prossegue durante toda semana. A equipe composta de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio faz consultas médicas, distribuição de medicamentos, vacinação e orientações de saúde. Uma inovação na atual administração municipal está sendo na área de odontologia através da restauração e entrega de próteses dentárias aos pacientes, que até então só dispunham do serviço de extração.
A Prefeitura na Comunidade é um programa da prefeitura de Tarauacá e recebe o apoio do governo com o objetivo de chegar aos locais de difícil acesso.
Rodrigo Damasceno diz que o trabalho, para ele, não é apenas uma obrigação como prefeito do Município, mas uma satisfação pessoal e profissional. “É um trabalho que exige colocar amor no que se faz. É uma terapia para mim”.