O pesquisador meteorológico Davi Friale informou através de seu site o Tempo Aqui que o município de Boca do Acre, no Amazonas, deverá sofrer a maior cheia dos últimos dez anos e que o rio Acre em Rio Branco deve voltar a subir e ultrapassar os 17 metros.
Segundo Friale, o nível do rio Purus, em Boca do Acre, já marcava 21,15 metros e ainda, durante esta semana, poderá ultrapassar a cota de 22 metros, pois um grande volume de água está descendo pelos rios Purus, Iaco e Acre. “Nas cidades de Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano, o nível do rio Purus continua aumentando rapidamente. Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco aproxima-se de 17 metros de profundidade”, disse.
O pesquisador acrescentou ainda que o nível do rio Acre em Rio Branco deverá ultrapassar os 17 metros nos próximos dias. No auge da maior cheia da história da capital, na semana passada, o rio Acre chegou aos 18, 40 metros.
“Tendo em vista as chuvas intensas que ocorreram nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, principalmente, no alto curso do rio Xapuri. Portanto, na capital acreana, o rio Acre voltará a subir muito nos próximos dias. O Tempo Aqui está analisando o volume de água pluvial que caiu na bacia hidrográfica do rio Acre, acima de Rio Branco, e informará, a qualquer momento, qual deverá ser o nível máximo que o rio atingirá, na capital acreana, nos próximos dias. É muito provável que atinja, novamente, cotas acima de 17 metros”, acrescenta Friale.
Na capital, o rio Acre está em vazante. De acordo com o boletim da Defesa Civil emitido às 9h da manhã de hoje, o rio está com 16,42 metros em Rio Branco.