Nota de Repúdio
A Câmara Municipal de Rio Branco, através da Mesa Diretora, manifesta publicamente, indignação e repúdio às recentes agressões as mulheres ocorridas durante a sessão realizada no último dia 17. As agressões, pelo que foi noticiado, teriam sido motivadas por um desentendimento em virtude da votação do Projeto de Lei do Executivo, encaminhado a esta Casa Legislativa, que trata da isenção fiscal às empresas do transporte coletivo.
Esta Casa entende que esse tipo de comportamento não é compatível com os valores de uma sociedade contemporânea, democrática e plural, como a nossa, que tem como um de seus princípios a valorização do processo democrático e à igualdade de direitos. Também entendemos que o movimento das manifestações é legítimo, pois as pessoas precisam ter a liberdade de se manifestar, de se expressar.
Agradecemos o apoio da Policia Militar, que restabeleceu a ordem da Casa, fazendo com que fosse retomado o clima de debate e respeito, principalmente pela mulher.
A Câmara Municipal reafirma o nosso compromisso com a democracia, com a garantia de direitos sociais e respeito a todos, mas não podemos compactuar com grupos que usam a violência para fazerem suas opiniões serem aceitas. Esta Casa pertence, com legitimidade, à população e suas reivindicações.
Nesse sentido, a Câmara Municipal se posiciona a favor do enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência baseado em gênero, raça, etnia, credo religioso, orientação sexual e identidade de gênero, sempre respeitando as manifestações e as opiniões divergentes.
Mesa Diretora da CMRB