O Acre tem se mantido no primeiro lugar do ranking nacional com maior infestação de casos de Dengue em todo o país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos primeiros meses de 2015, a cidade de Cruzeiro do Sul vive uma epidemia com 4.507 casos já confirmados da doença e 5.567 incidências (pessoas que foram contaminadas pelo mosquito transmissor mais de uma vez).
O município de Rodrigues Alves aparece em segundo lugar no ranking estadual com 167 casos e uma incidência de 1.014 casos, seguido de Mâncio Lima com 107 casos e 637 incidências.
De acordo com o último LIRAa, Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypit, divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde o lixo é o maior foco de transmissão da dengue e chikungunya está na Região Norte.
O levantamento mostra que 48 % dos focos do mosquito transmissor dessas doenças estão em locais onde o lixo está armazenado de maneira incorreta.
Além de garrafas e pneus, outros esconderijos preferidos que servem de criadouro do mosquito são os sacos de lixo, sacolinha de supermercado e tampas de refrigerante, o que requer maior cuidados no manuseio do lixo doméstico.
Os cuidados essenciais, devem ser mantidos, como manter a caixa d’água devidamente tampada, verificar a existência de pratinhos nos vasos de plantas que estão acumulando água, brinquedos no quintal, garrafas ou qualquer objeto ou local que possa acumular água limpa parada.