Petistas comemoram vitória na G7 antes do tempo, dizem deputados

Após uma sequência de discursos de deputados governistas tentando inocentar os envolvidos na Operação G-7, desindiciados pelo juiz Jair Facundes, parlamentares de oposição resolveram, enfim, se manifestar na sessão desta quarta-feira, 25, sobre o caso.

A peemedebista Eliane Sinhazique disse que os discursos dos deputados de oposição sugerem que os acusados da G-7 são vítimas de uma armação política ou de uma “birra” da Polícia Federal. Para ela, os petistas se precipitaram em comemorar a decisão judicial.

“Parece que as pessoas envolvidas no G-7 eram mártires. Muita gente foi presa depois de meses de investigação. Será que a Polícia Federal fez isso por birra? Quero aqui parabenizar o juiz Jair Facundes pelos esclarecimentos . Os pronunciamentos aqui parecia que as pessoas estavam inocentes. Os petistas comemoram como se essas fossem vítimas. Como se fossem vítimas da imprensa, vítimas da Polícia Federal”

Luiz Gonzaga, do PSDB, disse que “realmente o que se apresentou pela imprensa foi que eles eram inocentes. Gostaria também de parabenizar o doutor “Facundo”. (sic)”.

Já Gehlen Diniz disse que o G-7 “se assemelha muito com o clube do bilhão da Lava-Jato”.
O contra-ataque da oposição ocorre após o líder do governo na Casa, deputado Daniel Zen, do PT, ter celebrado o desindiciamento.

A decisão do juiz federal, Jair Facundes, embora não tranque as investigações, foi comemorada pelo petista, que também é advogado.

“Eu acredito que a decisão da Justiça Federal foi acertada. A Justiça começa agora a fazer justiça. O indiciamento aponta no sentido de concluir o inquérito. Se você desindicia, você está caminhando ao arquivamento do inquérito”, disse Zen, na sessão de ontem.

Em nota na noite desta segunda-feira, o juiz federal, Jair Facundes, emitiu nota pública esclarecendo que o desindiciamento dos envolvidos no processo da G-7 não tranca as investigações e que ninguém foi “absolvido de crime algum” ou “condenado”.