Um projeto idealizado pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) revolucionou os programas de inclusão digital no Vale do Juruá. A escola municipal de informática, se consolidou e é reconhecida pela população da segunda maior cidade do Acre, quando o assunto é o ensino de informática e a iniciação profissional em diversos cursos de computação.
Com a proposta de oferecer inclusão digital de forma gratuita à população carente do município, a Escola Municipal de Informática é mantida com recursos próprios do município, sendo a única escola do Acre a oferecer esta modalidade de ensino. A instituição possui um quadro de 05 professores concursados e mais 14 servidores divididos nas mais diversas áreas.
Com apenas dois anos de criação e funcionamento, já contribuiu com a certificação de mais dois mil alunos. Para atender a grande demanda, a escola possui 80 computadores instalados e funcionando em três amplas salas de aula refrigeradas. Com duas horas/aula diárias por turma, a escola atende de segunda a sexta-feira, funcionando nos três turnos.
A satisfação da população é visível, principalmente a classe mais humilde que vê nos cursos uma realidade até então inalcançável. Atualmente a escola oferece curso de acordo com as seguintes faixa-etárias: 8 aos 13 anos (informática kids) e 14 aos 18 anos (informática básica). Dos 18 anos em diante os curso são de informática básica, administrador, melhor idade e corel draw.
“A cada nova etapa mais pessoas são contempladas. Estamos levando o conhecimento digital a quem não teve a oportunidade de conhecer novas ferramentas tecnológicas e tão necessárias no mundo atual. Nossa meta é erradicar o analfabetismo digital no município e preparar a juventude para ingressar no mercado de trabalho”, destaca o prefeito Vagner Sales.
A prefeitura também investe para fornecer internet para as pequenas comunidades de Cruzeiro do Sul. O prefeito Vagner Sales instalou uma rede WI-FI, de 10 megabytes, em duas praças do município. Uma antena foi instalada na Vila Santa Luzia, comunidade da zona rural com mais de 15 mil habitantes. A partir de agora, a população conta com o serviço de internet grátis.