A cada dia a corrupção fica mais escancarada no país. A desfaçatez chegou ao ponto de políticos e partidos afirmarem que o dinheiro de corrupção não é ilegal porque suas prestações de contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral, apresentando os tribunais como lavanderias dos recursos auferidos através de negociatas escusas de esquemas como o que foi montado na Petrobras, para financiar campanhas políticas em todo o país.
No Acre, o governador Sebastião Viana e o deputado federal Sibá Machado, ambos do PT, teriam ajudado a legalizar R$ 420 mil de empresas envolvidas no escândalo da Petrobras. Eles acreditam que estão protegidos pela aprovação de suas contas no TSE, mesmo que o dinheiro tenha vindo de uma fonte duvidosa. Sebastião Viana usa a mesma tática de seu companheiro de partido, o ex-presidente Lula, que não sabe de nada, não viu nada.
Já o deputado Sibá Machado, o nosso Tiririca, deverá atribuir a doação de R$ 120 mil que recebeu do Petrolão, a uma manobra da Central Intelligence Agency (CIA), agência de inteligência dos EUA, que se infiltrou numa das empresas que desviava recursos da Petrobras e anotou seu nome na relação dos beneficiados pelo esquema de corrupção, tudo com o intuito de atrapalhar seu revolucionário mandato na Câmara dos Deputados. Estes americanos não têm jeito.
Este é o momento de debater política
É comum que políticos e militantes usem os momentos de calamidade como cortina de fumaça para evitar a discussão sobre falhas administrativas. Escuto diariamente, muitas pessoas afirmarem que o momento de destruição das cidades atingidas pela cheia dos rios no Estado, não é o momento para debater projetos políticos. Eu discordo.
É perfeitamente possível conciliar o trabalho de auxílio aos desabrigados com o debate de projetos administrativos alternativos. É salutar e democrático, o direito dos dirigentes partidários buscarem mudanças, tanto nos quadros das legendas, quanto na governança. Quem não aceita esta discussão é porque tem medo de mudanças.
Inclusão digital
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) vem dando uma verdadeira lição no quesito inclusão digital. O peemedebista proporciona internet grátis aos cruzeirenses que frequentam a praça Orleir Cameli, no centro da cidade, além de oferecer o mesmo serviços para as vilas localizadas na zona rural do município. Ele comemora ainda os resultados da primeira escola municipal de informática, inaugurada em abril de 2013. Vagner Sales é uma prova de que não é preciso ter todos os cargos executivos ocupados por um mesmo partido para o poder público funcionar, como o PT apregoa em suas campanhas eleitorais. É o caboclo nascido nas barrancas do rio Juruá, ensinando a navegar no ciberespaço.
Reduzindo a fila na saúde
A iniciativa governador do Acre, Sebastião Viana (PT), que trouxe ao Acre, uma equipe do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro, que realizará um mutirão de cirurgias no Hospital das Clínicas (HC) é uma ação louvável. O petista ouviu o apelo de centenas de pessoas que esperam na longa fila por tratamento ortopédico. A medida proporciona economia do Estado com passagens, além de evitar os gastos dos pacientes com estadia e alimentação no tratamento fora de domicílio. Este blogueiro não sabe apenas “descer o sarrafo”, como algumas pessoas afirmam. Também sei reconhecer as boas ações dos administradores públicos. Desde que elas aconteçam e tragam benefícios para o sofrido povo que espera pelas recorrentes promessas de campanha.
Dois bons nomes na política
Ninguém pode negar que o advogado Sanderson Moura e a professora Socorro Neri são bons quadros para qualquer partido político, seja ele de situação ou de oposição. Acredito que os dirigentes do PMDB darão um importante passo rumo à renovação em suas fileiras, caso consigam filiar Sanderson Moura. O PSDB também ganhará em qualidade técnica, se Socorro Neri aceitar fazer parte do ninho tucano. Este processo de caçar novos quadros é natural em qualquer partido que busca crescimento e capacitação de seus filiados. Não se trata de antecipar os debates eleitorais de 2016, mas proporcionar novas peças para o tabuleiro político. Joga bem quem conta com bons jogadores. Neste quesito, o advogado e a professora dão um banho de cuia num monte enxadristas.
Novas denúncias
Como nem tudo são flores no reino de Narnia, a terça-feira promete ser quente na Assembleia Legislativa do Acre. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), afirma que vai apresentar novas denúncias nas áreas de saúde e infraestrutura. Por telefone, o tucano informou que não vai apenas mostrar um pedaço de asfalto da BR-364, como fez quando denunciou a baixa qualidade do material utilizado na pavimentação da estrada. “O descaso é grande no interior do Estado. As pessoas estão sofrendo com falta de atendimento de saúde de qualidade e com a falta de medicamentos básicos”, revela Gonzaga, que informa ter novas denúncias em relação às obras da estrada que já duram quase 17 anos. Mais uma vez, ele poderá imitar o Rei do Baião e fazer um show na tribuna da Casa.