Em Acrelândia (AC) a 100 km da capital acreana, o município atende cerca de 500 crianças de seis meses até os seis anos de idade em creches. De olho nos dados projetados pelo Plano Nacional de Educação e em parceria com o Conselho Tutelar, o prefeito Jonas Dalles aplica recursos federais e recursos próprios na ampliação de duas salas de aulas e a reforma da maior creche do município: a Creche Branca de Neve.
“Existe um esforço do município e do governo federal para que possamos cada vez mais ampliar nossa oferta de vagas”, destacou o prefeito.
Ainda de acordo Jonas Dalles, toda a estrutura, manutenção e mantimentos são feitos com investimentos do município, os alunos matriculados tem café da manhã, merenda, almoço e janta.
“O cardápio é regionalizado, temos mingau, leite e até fralda descartável para nossas crianças”, acrescentou.
Os alunos entram com idade de seis meses na Creche Branca de Neve e saem com idade de seis anos. Dalles explica que a garantia de vagas e excelência no atendimento às crianças vem fortalecendo a política de atenção às mulheres que muitas vezes deixam de trabalhar por falta de vagas para os filhos na escola.
“Trabalhamos em harmonia com o Conselho Tutelar e outros gestores de proteção à criança para oferecer à nossa população o direito à educação. Investir na criança é plantar o futuro de nossa cidade”, concluiu o prefeito.