Um grupo de advogados da União esteve, nesta terça-feira(7) em Brasília, no gabinete do deputado Flaviano Melo(PMDB). Em pauta, a solicitação de apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional(PEC) n° 443/2009, que garante aumento nos subsídios das carreiras da Advocacia-Geral da União(AGU) e procuradorias dos estados e do Distrito Federal. A PEC n° 443/2009 foi anexada ainda à PECn° 465/2010 que abrange os subsídios dos defensores públicos da União.
O diretor de Relações Institucionais da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil, Diogo Tristão,ressaltou que hoje a AGU possui cerca de 9.600 advogados públicos, que têm dentre suas atribuições a defesa do Executivo, Legislativo,autarquias e fundações federais.Ele explicou a Flaviano que além da questão remuneratória de seus membros ,a AGU precisa se estruturar em todo o país para realizar um melhor serviço.
– A AGU precisa de mais mil advogados públicos federais para realizar um trabalho adequado e eficiente-, disse Tristão.O deputado Flaviano Melo garantiu empenho à causa e ,além de requerer a inclusão do projeto na Ordem do Dia para votação, disse que vai articular a aprovação da proposição,sobretudo entre os membros de seu partido.”A classe dos advogados públicos federais podem contar com meu apoio”, garantiu.