A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) vai destinar parte de suas emendas para um projeto experimental do Instituto Federal do Acre (IFAC) do município de Cruzeiro do Sul. O objetivos da parlamentar é fortalece infraestrutura dos cursos oferecidos pela instituição, que atualmente conta com 870 alunos matriculados no Vale do Juruá. Ela se reuniu com o diretor e coordenadores do IFAC, do campus Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, durante agenda na região do Juruá.
Os profissionais solicitaram a reunião com Jéssica Sales para pedir o apoio da parlamentar para uma estrutura de suporte necessária para oferta e manutenção de cursos no eixo de recursos naturais, segundo o catálogo nacional de técnicos, tecnológicos e graduação. De acordo com os profissionais, apesar de um quadro de professores capacitados, a instituição enfrenta sérias dificuldades desde sua fundação, por conta da falta de estrutura de apoio para aulas práticas.
O diretor-geral IFAC, campus Cruzeiro do Sul, Marcondes Nicácio fez uma explanação dos problemas de infraestrutura da instituição. “A verdade é que o campus de Cruzeiro do Sul possui uma infraestrutura subdimensionada que teve sua grandiosidade subestimada, nos fazendo necessitar de mais investimentos para atender nossos estudantes que fazem parte desta região que sem dúvida é um polo econômico e educacional referência na região do Juruá”.
Marcondes Nicácio acredita que o projeto da Fazenda Experimental poderá melhorar os laboratórios, herbário e a infraestrutura para produção vegetal, “além de potencializar o setor de agroindústria, que deverá funcionar em escala experimental com linhas de tecnologia de processamento de produtos de origem animal e vegetal”. Os gestores solicitaram apoio da deputada federal para potencializar a oferta de cursos para atender os jovens do Vale do Juruá.
Ao saber dos sérios problemas que a instituição enfrenta, Jéssica Sales assumiu o compromisso em destinar no final do ano, parte de suas emendas parlamentares ao projeto experimental. “E que sinto é uma mistura de sentimentos de emoção e revolta. É frustrante perceber a deficiência que ainda temos na nossa Educação. Aqui esse bravos professores estão fazendo milagre dentro de uma instituição que não oferece uma estrutura mínima para um ensino de qualidade”.
A deputada afirma que “não basta só teoria em uma sala de aula. É preciso muito mais. Infelizmente até hoje alguns deputados que passaram pela Câmara não deram a devida importância. Mas no que depender de mim, isso mudará”, ao destacar ainda a necessidade de autonomia do campus, com vistas a criação de um Instituo Federal do Vale do Juruá, “para não mais continuar submisso a uma unidade executora que nunca terá a capacidade de implementar políticas públicas verdadeiramente voltadas as demandas regionais”.