Na Aleac, secretário Armando Melo rebate criticas e denúncias

O secretário de Saúde do governo do Acre, Armando Melo, participou na manhã desta quinta-feira (9), na Aleac, da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde. O gestor aproveitou o espaço para rebater as críticas e denuncias da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) sobre a morte de crianças e deficiência no atendimento da Maternidade Bárbara Heliodora.

Segundo Armando Melo, os números do sistema de saúde do Estado revelam uma evolução nos procedimentos e atendimentos nas unidades públicas do Acre. Melo destaca que nos três primeiros meses de 2015, a Fundhacre realizou mais de 117 mil exames, 41.805 procedimentos cirúrgicos. O gestor informou que o governo pretende implantar os serviços de transplantes de pâncreas e ossos.

Ele apresentou os números dos atendimentos realizados na maternidades de Rio Branco. De acordo com Melo, em janeiro de 2014, a maternidade realizou 2,8 mil procedimentos de urgência. Em janeiro de 2015, os números evoluíram para 3,5 mil. “É uma instituição que tem os seus problemas, mas tem uma resolutividade muito grande. A esmagadora maior dos procedimentos são bem realizados”.

Os número de partos realizados na maternidade Bárbara Heliodora também sofreram um significativo aumento de 2014 para 2015. O gestor relata que em janeiro e fevereiro, foram realizado 1.075 partos. “Números que demonstram o aumento da demanda”. Armando informa que o governo pretende contratar mais de 400 médicos para melhorar o atendimento no Acre.