TRE/RO vota recurso contra cassação de Confúcio

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deve analisar hoje os embargos de declaração (recurso) ajuizados pela defesa do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e do vice, Daniel Pereira (PDT), que tiveram os mandatos cassados. A sessão está marcada para as 11h, no plenário do TRE-RO, em Porto Velho, quando o relator do caso, o juiz federal Dimis Braga, apresentará o voto.

Confúcio teve o mandato cassado no último dia 5 de março, no julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a coligação ” Rondônia no Caminho Certo”. Segundo a ação, em uma convenção realizada no ano passado pelo PMDB, houve distribuição em grande quantidade de comida aos cerca de mil participantes do evento,
caracterizando abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). O TRE entendeu que houve crime eleitoral e cassou os mandatos por quatro votos três.

Caso a decisão que cassou o mandato seja mantida, quem assume o cargo é Expedito Júnior, segundo colocado nas eleições de 2014.