Começa o processo de troca de TV analógica pela transmissão digital

O desligamento da TV analógica e início da transmissão exclusiva dos canais de TV no modelo digital começará a partir de novembro deste ano. O processo teve início em Rio Verde, interior de Goiás, no dia 7 de abril. A cidade foi escolhida como piloto da substituição da tecnologia. No resto do Brasil, o processo ocorrerá gradualmente. O calendário completo por região vai de novembro deste ano até novembro de 2018.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os moradores serão avisados sobre a mudança. A informação ocorrerá durante a transmissão da programação da TV. Uma letra “A” aparecerá na tela quando o canal estiver sendo transmitido com a tecnologia analógica.

Os televisores mais antigos terão de ser ligados a um conversor digital ou serem substituídos por modelos mais modernos que venham com a tecnologia já instalada.

O governo já delegou para as operadoras de telefonia do setor a responsabilidade de comprar e distribuir o conversor digital para a população cadastrada pelo programa Bolsa Família. Em caso de algum tipo de dificuldade em atingir o mínimo de 93% de domicílios adaptados, o calendário adaptado para o desligamento da TV analógica poderá sofrer alterações.