Uma audiência pública aberta com deputados e senadores de oposição aconteceu neste final de semana em Sena Madureira. O auditório de um colégio, recebeu cerca de 200 pessoas. A maioria líderes de entidades de classes, vereadores do município e presidentes de bairros. O próprio prefeito em exercício de Sena, o vice, Professor Hermano (PC do B), da FPA, fez uma fala em que admitiu as dificuldades que o município atravessa e pediu ajuda através de emendas parlamentares aos oposicionistas. Na mesa estavam os senadores Sérgio Petecão (PSD) e Gladson Cameli (PP), a deputada federal Jéssica Sales (PMDB) e os estaduais Eliane Sinhasique (PMDB), Jairo Carvalho (PSD) e Gehlen Diniz (PP).
A culpa é dos outros
Segundo o depoimento do vice-prefeito a herança deixada pelo ex-prefeito Nilson Areal para atual gestão foi trágica. Dividas e problemas de toda ordem. Acontece que Areal e Mano Rufino (PR) sempre foram aliados. Típico fogo amigo.
Falta de apoio
Mesmo sem ser explícito, o vice Professor Hermano, deixou entender que falta um apoio mais efetivo do Governo do Estado para Sena resolver seus problemas. Segundo os depoimentos do encontro a situação das ruas de Sena parece ser o problema mais sério para a gestão.
O outro lado da moeda
No entanto, pelo depoimentos, parece que o Governo do Estado conseguiu melhorar a questão da violência em Sena. As medidas na área de segurança pública parecem ter tido efeito. Há um ano a violência parecia descontrolada em Sena.
De olho no poder
Enquanto é visível a impopularidade do prefeito Mano Rufino, forças de oposição se preparam para disputar a eleição municipal de 2016, em Sena. Os nomes colocados no tabuleiro são os do ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB), Toinha Vieira (PSDB) e do deputado Gehlen Diniz (PP).
Tentativa de união
Mazinho acredita numa união entre os opositores para disputar a prefeitura. Mas claro que ainda é muito cedo para se ter um quadro político mais concreto às próximas eleições. No entanto, num pleito de um turno só, a união é fundamental.
Carismática
A presença da jovem deputada federal Jéssica Sales no encontro despertou a atenção. Ela realmente parece ser uma herdeira política qualificada da família Sales. Conversou muito com as lideranças de Sena se comprometeu ajudar o município através de emendas parlamentares.
O dom de cada um
Jéssica me disse que está preparada para fazer um bom mandato no Congresso Nacional. Vai se esforçar para cumprir o seu papel da melhor maneira. Mas deixou claro que a sua grande paixão não é a política e sim a medicina.
Mais viva do que nunca
Quando parecia que a ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC) estava conformada no seu canto ela vai “toma” o PEN para o seu grupo político. Assim a Missionária mostra que ainda vai fazer muito barulho na política do Acre.
Terceira via ou mais cargos?
Essa semana conversei com o presidente do PDT, ex-deputado Luiz Tchê (PDT). Ele está liderando a insatisfação dos partidos “nanicos” contra a FPA. Afirmou que o grupo poderá lançar um candidato à prefeitura de Rio Branco. Nada que alguns cargos a mais no Estado e na prefeitura não resolvam.
Assim como os outros
O senador Jorge Viana (PT) está em viagem à Coréia. Representa o Senado num Congresso sobre a água. Assim como Gladson Cameli e Petecão foi ao oriente para ver de maneira mais distanciada os problemas do ocidente.
Rusgas
Já existem desentendimentos internos no movimento Fora Dilma do Acre. Tem gente querendo utilizar o “grito das ruas” em futuras bandeiras eleitorais. Não existe inocentes nessa história. Só mesmo as pessoas que estão sofrendo e se manifestam naturalmente. E essas são despolitizados.
Reforço
Conforme a coluna já havia anunciada o ex-candidato ao Senado Roberto Duarte vai mesmo se filiar ao PMDB. Ele esteve reunido no fim de semana com a deputada Eliane Sinhasique e marcou o próximo dia 24 para assinar a ficha de filiação.
Recomeço pelo começo
Roberto Duarte provavelmente irá disputar uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco. O PP também estava de olho em Roberto. Mas ele preferiu o PMDB até mesmo por coerência da sua história familiar.
Vem mais surpresas por aí
O PMDB deverá receber novas adesões de peso da política acreana nos próximos dias. Gente insatisfeita em outros partidos da oposição e da FPA negociam o passe com o PMDB. Uma dessas filiações será uma surpresa muito grande.
Atrativos
A organização do PMDB Mulher e do PMDB Juventude está fazendo uma renovação silenciosa no partido. Esses dois braços peemedebistas estão muito ativos. Tanto prestando serviços à comunidade como em constantes campanhas de filiação.
Gabeira X Sibá Machado
O ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV) em recente artigo diz que o deputado federal Sibá Machado (PT), líder da bancada do PT “não existe”. Mas que é criação da literatura fantástica. Isso porque o deputado acreano atribui as manifestações anti-Dilma à CIA e sugeriu que os bancos estatais emprestassem dinheiro para empresas investigadas no Lava Jato.
Nas palavras do escritor
Gabeira que é escritor e jornalista está muito ativo no momento. Ele escreveu: “Estamos atravessando uma atmosfera de Cem Anos de Solidão. Sibá pede mais dinheiro público para quem nos roubou. Dilma afirma que sua tarefa é recuperar a Petrobras, que ela e o PT destruíram.”
Sociedade brasileira dá mais tempo à Dilma
As manifestações deste domingo, 12, foram bem menores que as de março passado. Não que a sociedade brasileira tenha se conformado com a atual situação econômica e os seguidos escândalos de corrupção. Mas os movimentos recentes do atual Governo abriram perspectivas das mudanças que o Brasil espera. A ida do vice Michel Temer (PMDB) à articulação política e a nomeação de um técnico para o Ministério da Educação, Renato Janine, acenderam uma luz ao final do túnel. Segundo o renomado jornalista Élio Gaspari Dilma iniciou nesses dias o seu terceiro mandato. O primeiro de 2010 a 2014, o segundo dos primeiros cem dias de 2015 e, agora, um novo com as mudanças que começa a promover. Vamos esperar…
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com