Nesta quinta-feira, 23, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou à transferência de mais de 190 presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, para a Unidade Penitenciária de Senador Guiomard. Essa ação é uma tratativa articulada entre o poder Executivo e o Judiciário para desafogar as delegacias da capital.
“A justiça exigiu algumas condições e nós atendemos nos quesitos segurança e logística para receber esses 200 reeducandos no Quinari. Com isso, liberamos vagas no recolhimento provisório e consequente tiramos todos os que estão em delegacias”, afirmou o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel.
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, um dos articuladores da ação, disse que essa é uma medida provisória e que o Estado está construindo um novo presídio feminino dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde com capacidade de 300 presos que está prevista para ser entregue até o final de maio.
“Além disso, estamos estudando a possibilidade para que entre os meses de agosto e setembro já esteja instalado o modelo de cogestão instalado no presídio de Senador Guiomard elevando a capacidade para mais 500 presos naquela unidade”, destacou Farias.