Jovens contra a redução da maioridade penal fazem encontro

Iniciou na madrugada desta quarta-feira, 29, uma grande mobilização na Praça da Juventude da Cidade Nova, o evento Amanhecer Contra a Maioridade, que luta contra a redução da maioridade penal no Brasil. Outros espaços, como a Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, foram tomadas por pipas e cartazes contra a proposta. “Tivemos uma virada cultural aqui na Cidade Nova”, informou Temyllis Silva, secretária da Juventude de Rio Branco.unnamed

É grande a mobilização contra a PEC 171, que está para ser votada na Câmara dos Deputados e tem o objetivo de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Das 7h30 às 11h crianças e adolescentes de toda a cidade irão soltar pipas para marcar o dia de dizer não à redução da maioridade penal no Brasil.

A aprovação da PEC 171 significa que adolescentes poderão ser presos em presídios com adultos, ao invés de irem para o sistema socioeducativo quando cometem crimes.

A proposta da intervenção é preencher a praça com atividades lúdicas, mas também que passe conteúdo e promova debates sobre o tema. A praça da Juventude no Cidade Nova foi enfeitada com pipas e rabiolas, a identidade visual escolhida para representar esse movimento. Esse ato servirá para chamar a atenção da sociedade e a preparação de diversos atos que serão realizados posteriormente como, por exemplo, um festival de pipas na manhã do dia 29.unnamed (1)