Desde o dia 6 de abril estão abertas as inscrições para os interessados em exercer a função de Conselheiro Tutelar no município de Cruzeiro do Sul. O prazo para inscrição encerra dia 6 de maio. Ao todo serão disponibilizadas cinco vagas entre titulares e suplentes que exercerão um mandato de quatro anos sendo permitida uma recondução mediante novo processo seletivo.
O Edital do processo exige de dedicação exclusiva sendo incompatível com o exercício de uma outra função publica ou privada remunerada. “É preciso que os eleitos estejam preparados para uma jornada de trabalho que é de quarenta horas semanais, sendo acrescida de plantão noturno e de finais de semana e feriados em regime de sobreaviso” explica a atual presidente do Conselho, Adriana Barros, em entrevista ao site Juruá Online.
Entre os quesitos exigidos para o cargo estão reconhecimento de idoneidade moral, certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual, Federal, Militar e Eleitoral e ser maior de 21 anos. É necessário ainda residir no município há pelo menos dois anos, ter ensino médio completo e estar em pleno gozo dos direitos políticos.
“Depois teremos uma prova de conhecimentos específicos que acontecerá no dia 28 de abril. Os aprovados passarão por um exame de sanidade física e mental. Só depois de cumpridas essas etapas é que teremos então a escolha dos candidatos aprovados. A eleição será no dia 4 de outubro por meio de voto secreto”, completa.
Outras informações podem ser obtidas no Edital que convoca as eleições ou diretamente pelo telefone (68) 3322-4303, na Secretaria Municipal de Assistência Social.