Em busca de atendimento, índia encontra só preconceito

????????????????????????????????????
A índia Luziete Ferreira da Silva, do povo Yawanawá, teve atendimento negado por servidores

A índia Luziete Ferreira da Silva, do povo Yawanawá, teve atendimento negado por servidores do Centro de Saúde da Vila Invonete. Atendendo ao chamado da campanha nacional de vacinação contra a H1N1, ela foi interceptada por uma atendente dizendo-lhe que não tinha permissão para vacinar índios, orientando-a a procurar a Fundação Nacional do Índio (Funai) para ser imunizada. O fato ocorreu na manhã do último sábado (09) e causou revolta entre os principais líderes indígenas do Estado.

Aldenira Cunha Huni kui, em companhia de outros índios, foi à unidade e constatou o ocorrido, a seu ver, um nítido preconceito. “Uma profissional em saúde, que estava vacinando, admitiu o constrangimento a que a índia foi submetida. No entanto, justificou o não atendimento alegando não ter ordem da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) para vacinar índios”, esclareceu a líder indígena, ameaçando leva o caso para o Ministério Público Federal. Ela é membro do Conselho Estadual de Saúde.

”Casos iguais a estes vem acontecendo com os povos indígenas que habitam nos espaços urbanos. Tenho lutado muito contra esses tipos de preconceitos e descriminação, pessoal e institucional, com os pacientes indígenas,”, relatou Aldenira, reafirmando que lutará para barrar todos os tipos de maus tratos. “Iremos procurar os órgãos competentes e exigir um posicionamento sobre esse corrido, bem como, outros casos anteriores e qualquer outro tipo de descumprimento dos direitos indígenas”.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Sabá Manchinery, que estava indignado, disse que irá mobilizar os órgãos e entidades indigenistas para evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer. “Os povos indígenas, após duas décadas de discussões, conquistaram perante a ONU, a Declaração sobre os Direitos dos Povos indígenas. Apesar disso, é impressionante constatar como os índios se tornaram invisíveis para uma grande parte do povo brasileiro. Esse fenômeno contribui para a sua desumanização”, analisou ele.

Compartilhar