Acre não tem como assumir situação sobre haitianos, diz Jorge

O senador Jorge Viana reforçou alerta ao governo federal de que o governo do Acre não tem mais condições de acolher os imigrantes que chegam ao Brasil por cidades acreanas. Segundo ele, mais de 36 mil imigrantes ilegais, a maioria haitianos, já entraram no Brasil pelo Acre e o número só cresce.

O governador Sebastião Viana já enviou carta ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, informando a impossibilidade de o Acre continuar bancando o acolhimento aos imigrantes. Mas até agora, nenhuma providência neste sentido foi tomada.

“O Acre chegou ao limite; o governador Tião Viana avisa as autoridades. Estive com o ministro da Justiça, pessoalmente. Ministro, o governo do Acre não tem nem a prerrogativa constitucional nem as condições para lidar com um tema que é das Nações Unidas; tem que ser tratado pelo Itamaraty, pelo governo federal, e não pelo governo do Acre”, afirmou o senador.

Jorge Viana fez menção às reportagens veiculadas no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que mostraram as precárias condições em que vivem os imigrantes em Rio Branco. E classificou a situação de insustentável.

“A Europa inteira diz não ter condição de lidar com este tema. Na Ásia também o mesmo flagelo. E como um Estado igual ao do Acre vai seguir assumindo tal responsabilidade?”, questionou.