No primeiro trimestre de 2015, o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República registrou 19 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes no Acre. Os dados foram divulgados ontem, 18 de maio, no lançamento da campanha do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
De acordo com gráfico quantitativo, o Acre ficou em 25º lugar em comparação aos demais estados. Da Região Norte, o Pará registrou o maior índice com 167 ocorrências, seguido pelo Amazonas (139); Rondônia (65); Tocantins (14); Amapá (12) e Roraima (9).
Em todo o país, o Disque 100 registrou, nos primeiros três meses de 2015, 21.021 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. A maior incidência foi envolvendo casos de negligência, violência física, violência psicológica e violência sexual. O total de registros caiu 1,6% na comparação com os três primeiros meses de 2014.
DISK 100 – o Disque Direitos Humanos (Disque 100) é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com a sociedade. Trata-se de um serviço de atendimento telefônico gratuito criado para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com maior vulnerabilidade. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) por meio da discagem direta do número 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.