Coronel da PM do Acre vai cumprir missão de paz da ONU

unnamed (1)O coronel da Policia Militar do Acre, Marcos da Silva Kinpara, viaja amanhã (21) com destino ao Sudão do Sul, região também conhecida como Novo Sudão, aonde cerca de 115 mil pessoas vivem em complexos da ONU no país que enfrenta forte violência por conflitos políticos internos, religiosos e muita pobreza.

O tenente coronel passou em cinco fases do processo de seleção para missões de Paz da ONU, a última delas, o estágio de preparação para missões de Paz, em Deodoro (RJ). Kinpara foi o melhor candidato na parte de proeficiência em língua inglesa. Ele falou na manhã de hoje com a reportagem.

“O teste de linguá inglesa é eliminatório, tem que saber falar muito bem ou então não passa para a segunda fase”, comentou.

Pela eficiência e demais aprovações, Kinpara será Contigent Commander (Comandante dos Policiais Brasileiros na Missão de Paz da ONU em Juba-Capital do Sudão do Sul. O oficial acreano chegará em Juba, no momento em que a Organização das Naçoes Unidas declarou extrema violência. Hoje pela manhã a Missão afirmou estar profundamente preocupada com o desrespeito pela vida dos civis no país. Pessoas da ONU ficaram expostos quando artilharia atingiu uma base da Missão em Melut, estado do Alto Nilo.unnamed (2)

Segundo Kinpara, a Policia do Novo Sudão é nova. “Eram guerrilheiros acostumados a estuprar e matar, hoje precisam respeitar os Direitos Humanos”, acrescentou. Em novembro, no mês de aniversário, o oficial da PM receberá a de honra ao mérito das Forças de Paz da ONU. Ele usará a boina azul de pacificador da organização das Nações Unidas.

“Do que o homem é capaz de preparar o Brasil me preparou, agora entrego minha vida à Deus, ele estará sempre na frente” disse Kinpara ao revelar que esse é um dos maiores sonhos de sua vida.

Compartilhar