A diretoria de Transportes da RBTRANS se reuniu na manhã desta quarta-feira no auditório da prefeitura de Rio Branco com representantes das entidades de pessoas com deficiência e a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sindcol).
Na pauta do encontro a ampliação dos canais de diálogo e comunicação com os deficientes físicos com o objetivo de melhorar, a cada dia, o atendimento a este público, principalmente dos cadeirantes, que utilizam regularmente os serviços de transporte público.
Entre as várias ferramentas de comunicação, a RBTRANS está criando mais uma, um aplicativo para smartphones e tabletes, que irá indicar onde estão os cadeirantes e também os ônibus disponíveis, possibilitando saber o horário em que esse público poderá pegar cada coletivo. “Assim, a gente consegue verificar se tem carro e se antecipar aos problemas”, informa o diretor de Transportes da RBTRANS, Jô Luiz Fonseca.
Um outro assunto tratado na reunião com os representantes das empresas e os cadeirantes foi o anúncio de aquisição de mais uma van adaptada para atendê-los, que irá chegar em noventa dias. Atualmente, há quatro veículos tipo Kombi que atendem essa categoria, sendo que três realizam o transporte diariamente e uma fica de reserva.
Além disso, a RBTRANS também pretende aprimorar os serviços de 0800 para atender os cadeirantes e as demais pessoas com deficiências. “Estamos sempre com o diálogo aberto, tanto com os representantes das associações quanto com o Sindcol para melhorar o atendimento aos usuários do transporte”, afirmou Jô Luiz Fonseca.
O presidente da Associação Riobranquense de Deficientes Físicos (Ardef), Roberval Rodrigues, fez questão de destacar os avanços que as pessoas com deficiência, inclusive os cadeirantes, tem tido através do diálogo com a RBTRANS. “O sistema de transporte tem melhorado bastante”, reconheceu.
Uma boa notícia dada pela RBTRANS e pelo Sindcol aos portadores aos cadeirantes é a aquisição, daqui a dois meses, de um ônibus adaptado para que as entidades (Ardef e Capedac) possam utilizar nos mais diversos eventos que vierem a realizar.
“As discussões que realizamos tanto com os representantes das entidades quanto do próprio Sindcol visam melhorar os serviços e o atendimento aos usuários do sistema de transporte público”, afirmou o diretor de Transporte da RBTRANS.