Após assembléia geral realizada na quarta-feira, 27, professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidem pela paralisação por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 29.
A paralisação conta com a adesão de pelo menos 20 instituições de ensino superior em todo o país. A assembleia nacional contou com 156 votos favoráveis, 2 contrários e 10 abstenções.
No Acre, a diretoria da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) realizou duas assembleias, uma em Cruzeiro do Sul (26 participantes: 18 votos pela greve; 2 contrários e 6 abstenções) e Rio Branco (144 participantes: 118 votos pela greve a partir do dia 29 de maio; 20 votos favoráveis à greve daqui há um mês e 4 abstenções).
O reitor Minoru Kimpara se mostrou-se disposto a dialogar durante toda a greve com o comando local estabelecido, segundo comunicado publicado na página da Ufac.
REIVINDICAÇÃO – A categoria luta em defesa da universidade pública, da necessidade de reestruturar a carreira docente, com valorização salarial, da luta contra os cortes orçamentários na área da educação, dentre outros pontos.