Cinema ao ar livre e oficinas marcam a itinerancia do Festival no interior do Acre

O Ministério da Cultura, por meio do FNC, apresenta a edição itinerante do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, contemplado pelo edital Amazônia Cultural, que irá ocorrer o interior do Acre, nos municípios de Capixaba, Xapuri, Seringal Cachoeira, Epitaciolândia, Brasileia, Cobija (Bolívia) e Assis Brasil, a partir de sábado, 06 de junho de 2015.

 

A programação irá contar com a exibição de filmes curta metragem da última edição do Festival, nas praças das cidades beneficiadas, um verdadeiro cinema ao ar livre para toda a comunidade, promovendo, assim, a fruição dos produtos culturais latinos.

 

Além das exibições, visando contribuir com a formação dos agentes culturais locais, o festival oferece uma oficina de introdução ao audiovisual, tendo como público alvo estudantes, fotógrafos, realizadores e interessados em geral. Todas as atividades do Festival são gratuitas.

 

De acordo com seu diretor Sérgio de Carvalho, sentiu-se a necessidade de promover uma integração Festival com o interior do estado, buscando uma proximidade com as diversas iniciativas culturais que estão ocorrendo nos municípios, buscando ampliar o alcance do projeto e a sua rede.

 

Em abril deste ano, o Festival realizou a primeira etapa de sua itinerancia 2015 pelo Alto Rio Negro, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Iranduba. Ainda em julho deste ano irá para as cidades peruanas de Porto Maldonado e Cusco.

Confira abaixo a agenda de exibições no Alto Acre:
Dia 06.06 – Capixaba
Dia 07.06 – Seringal Cachoeira
Dia 13.06 – Xapuri, na Sibéria
Dia 14.06 – Epitaciolandia
Dia 16.06 – Brasileia
Dia 17.06 – Cobija
Dia 19.06 – Assis Brasil

 

CINEMA IN

Sobre o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira

O Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira ocorre desde 2010 no Estado do Acre, sempre no mês de novembro, e tem como objetivo promover a integração cultural e amazônica entre Brasil, Peru e Bolívia, países que formam a tríplice fronteira acreana, assim como a integração entre os próprios estados amazônicos, por meio da criação de uma rede regional de produtores e consumidores de produtos e serviços multiculturais.

Ao longo desses seis anos o Festival não só conseguiu este feito, como ampliou suas fronteiras ao receber filmes e convidados de diversos países da América Latina (México, Cuba, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, entre outros), contemplados em diversas mostras. Há três anos, como forma de ampliar ainda mais seu alcance, promove ações itinerantes no Peru, nas cidades de Cusco e Porto Maldonado.

Assim como reconhece a importância da diversidade cultural regional e a necessidade de preservá-la e revitalizá-la, encarando-a como um dos principais motores do desenvolvimento sustentável das comunidades, povos e nações, por meio, da linguagem de audiovisual e promoção da identidade amazônica/andina.

O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira itinerante é uma realização da Saci Produções e do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura, contemplado pelo Edital Amazônia Cultural e conta com o apoio cultural do Fora do Eixo, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Xapuri, Prefeitura Municipal, Fundação de Cultura Elias Mansour, Secretaria de Comunicação do Estado do Acre – SECOM, Assessoria Especial da Juventude, Fundação Aldeia de Comunicação.

Para maiores informações:|
Acesse: Www.cinemadefronteira.com.br
Curta: facebook.com – cinemadefronteira
Email: cinemadefronteira@gmail.com

 

 

 

 

Compartilhar