Por piso salarial, agentes de saúde fazem protesto em frente a Prefeitura de Rio Branco

unnamed (2)

Após uma semana de greve, os agentes de saúde voltaram a protestar nesta terça-feira, 09, em frente à sede da prefeitura de Rio Branco.  A categoria quer que a prefeitura cumpra a lei federal aprovada no ano passado que prevê um piso salarial de mil e quatorze reais aos agentes de saúde de todos os municípios brasileiros.

“Todos os municípios já recebem esse repasse para pagar esses mil e quatorze reais à categoria e não repassa. A prefeitura de Rio Branco insiste em parcelar o piso para o ano de 2016 e a categoria não aceita”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, José Augusto.  unnamed (1)

Por telefone, o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, que está em Brasília, disse que apesar de a lei ter elevado o piso, o governo federal ainda não regulamentou a regra que aumenta o repasse. Ou seja, o repasse do governo federal ainda é o mesmo que era feito antes da aprovação da lei.

“A lei que estabeleceu o piso há um ano para os agentes não regulamentou esse repasse. Na verdade a gente já paga mais que o piso, que é de mil e quatorze. A gente paga mil e duzentos para uns e para outros até mil e trezentos, contando com alguns direitos como a insalubridade. Eu entendo o que a categoria está pedindo, mas não podemos conceder agora. A nossa proposta é conceder o reajuste parcelado: a primeira parcela no final no ano, e a segunda no inicio do próximo ano”, disse.

Pelo menos 800 agentes de saúde e de endemias cruzaram os braços em Rio Branco.

Compartilhar