Inspirado em Tijolinho, Sebastião quer o AC referência dos bambus

bambusO folclórico Tijolinho, ex-candidato a governador do Acre nas eleições de 2010, sumiu do cenário político do Estado, mas deixou sua escola pronta. E o governador Sebastião Viana é um exemplar aluno de Tijolinho. Depois do programa Ruas do Povo, que na versão Tijolinho seria o calçamento de todas as ruas do Acre com tijolos, o governador petista informa que quer fazer do Acre “uma referência na produção e industrialização do bambu”. “A proposta é fazer do Acre a referência do bambu no Brasil”, disse Sebastião Viana, em sua página no Facebook.

O projeto é uma cópia do “projeto bambures” (era assim que Tijolinho se referia a bambus no plural) do ex-candidato folclórico ao governo. No Acre, foi criado até a Sala de Situação do Bambu para coordenar o projeto, que foi apelidado ironicamente de “Bambures do Povo”.

Segundo o governo do Estado, o Acre tem enorme potencial para alavancar o beneficiamento do bambu por possuir pelos 600 mil hectares do produto em suas florestas. O Ministério da Ciência e Tecnologia já investiu R$ 2,6 milhões para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na área, e o governo aposta na implantação de uma fábrica de bambus no Acre, que deve gerar pelo menos 100 empregos.