O governador Sebastião Viana esteve na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro (RJ), onde se encontrou com o diretor do banco, José Henrique Paim, e o superintendente da área de capital empreendedor, Luiz Souto.
Desta vez, Viana não solicitou empréstimos, mas o chefe do Executivo estadual tenta intermediar a garantia de fundos que possam incentivar setores do estado.
Segundo o governo, a aplicação dos fundos devem alavancar capitais privados para investimentos em áreas da economia sustentável, como suíno, peixe, açaí, frango, bambu, castanha, bacia leitura e outros potenciais do Acre.
De acordo com o secretário Márcio Veríssimo, por meio desses fundos de investimentos será possível atrair capitais para as cadeias produtivas sustentáveis no Estado. “É principalmente uma forma de atrair empresas e estimular empregos”, explicou o gestor que esteve com Sebastião na sede do BNDES.
O governador do Acre busca recursos do Fundo da Amazônia, coordenado com orçamento do BNDESPAR, proposta que possui capital de R$ 80 milhões para financiamentos e investimentos. AS condições de crédito são específicas a cada proposta.