Em Xapuri, Seringal Cachoeira recebe o Festival Pachamama – Cinema de Fronteira

unnamed (2)

O Seringal Cachoeira, localizado dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, reconhecido por sua importância no movimento sócio ambiental dos seringueiros acreanos na década de oitenta, tendo como principal líder Chico Mendes, recebeu o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira Itinerante, no último domingo, dia 08 de junho.

O festival montou seu telão inflável de dez metros na colocação Fazendinha, oferecendo para a comunidade um verdadeiro cinema ao ar livre. Por volta de cento e cinquenta pessoas, de diferentes comunidades da Reserva, participaram da exibição, que contou com diversos curtas-metragens latinos.

“Muito importante vocês virem até aqui. Nossos jovens não conhecem cinema. Aqui, mesmo apagando todas as luzes, ainda ficou claro, tamanha a lua que nos iluminou. Bonito ver os filmes, diferentes destes que vemos na televisão, estes nos fazem refletir”, comentou Nilson Mendes, primo de Chico Mendes, após a sessão.

Para o diretor do festival, Sérgio de Carvalho, estar no seringal Cachoeira, palco de importante momento da história do movimento sócio ambiental mundial, é ir de encontro com o conceito do próprio festival. “Uma honra trazer o Pachamama até o Cachoeira, sabemos que a defesa desta floresta custou a vida de Chico Mendes. Os moradores deste lugar também arriscaram suas vidas para que a floresta, que ainda vemos por aqui, continuasse em pé. Para o festival, a questão da identidade amazônica, seringueira, de nossas lutas é de primeira importância”, concluiu.

Nos dois dias seguintes, o festival ofereceu uma oficina de introdução ao audiovisual aos jovens da comunidade, na qual, tratou das novas tecnologias. “ Foi muito interessante, a gente aprendeu a ter um outro olhar sobre as imagens. Não vamos mais ver as fotos do mesmo jeito, nem os filmes. Nunca tinha pensado antes sobre o poder de uma imagem”, falou o estudante Jardel da Silva Vieira.

O festival segue para o município de Xapuri, Epitaciolandia, Brasileia, Cobija e Assis Brasil, já tendo passado por Capixaba. Ainda em julho deste ano irá para as cidades peruanas de Porto Maldonado e Cusco. Em abril deste ano, o Festival realizou a primeira etapa de sua itinerancia 2015 pelo Alto Rio Negro, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Iranduba

Confira abaixo a agenda de exibições no Alto Acre:

Dia 13.06 – Xapuri, na Sibéria
Dia 14.06 – Epitaciolandia
Dia 16.06 – Brasileia
Dia 17.06 – Cobija
Dia 19.06 – Assis Brasil

O Festival Pachamama – Cinema de Fronteira itinerante é uma realização da Saci Produções e do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura, contemplado pelo Edital Amazônia Cultural e conta com o apoio cultural da Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira, Fora do Eixo, Prefeitura Municipal de Capixaba e Secretaria de Cultura de Xapuri, Fundação de Cultura Elias Mansour, Secretaria de Comunicação do Estado do Acre – SECOM, Assessoria Especial da Juventude, Secretaria de Turismo, Fundação Aldeia de Comunicação.

Compartilhar