Ao receber ontem (10), em Brasília, a visita do professor da Ufac, Fernando Escócio, a deputada Jéssica Sales (PMDB-AC) garantiu apoio à implantação de laboratórios multifuncional na Universidade Federal do Acre, que atendam as demandas da pós-graduação e pesquisas voltadas para a nanotecnologia e nanobiotecnologia.
Escócio esteve com todos os parlamentares da bancada federal acreana no Congresso Nacional, em busca de apoio para a segunda etapa do projeto que soma R$ 11 milhões. O laboratório, segundo explicou à deputada Jéssica Sales, já está em atividade na instituição de ensino superior e desenvolve medicamentos a partir de princípios ativos de plantas medicinais, óleos fixos e essenciais oriundos da biodiversidade aplicados em formas de nanoestruturas biodegradáveis, além de pesquisas de materiais biológicos, solos, minerais, clima e meio ambiente.
Jéssica disse que o projeto de pesquisa que a Ufac vem realizando no Acre é de fundamental importância para a cura do câncer e para o combate de doenças comuns na região Norte, como a leishmaniose, por exemplo, utilizando as substâncias da nossa biodiversidade. “Isso mostra que a floresta Amazônica é útil para todos nós e possibilita a cura de doenças. Por esse motivo, reitero o meu total apoio ao projeto” – garantiu.
O professor Fernando Escócio disse que a Ufac investiu no ano de 2014 mais de R$ 7 milhões com a compra de equipamentos, com a recuperação de laboratórios e na construção de novos espaços para o desenvolvimento da pesquisa e extensão dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“Com o apoio da deputada Jéssica Sales e dos demais parlamentares acreanos teremos condições de desenvolvermos a segunda etapa do projeto” – disse ele.