Ministro de Dilma, Mangabeira Unger diz que “o grande aliado do Acre é a imaginação”

unnamed

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, exaltou na manhã de hoje durante a aula inaugural do programa Quero Ler, mobilização para a erradicação do analfabetismo de jovens e adultos, a proposta governamental para a educação. A solenidade aconteceu no Teatro Plácido de Castro.

Para o ministro, o “grande aliado do Acre é a imaginação”. “eu entendo que esse projeto de erradicação do analfabetismo é um exemplo da imaginação a serviço da libertação”, afirmou Mangabeira Unger.

O ministro elogiou ainda o Centro de Filosofia e Matemática, para ele uma importante experiência que pode se tornar a “vanguarda” de uma nova estratégia de desenvolvimento baseada em capacitações educacionais.

“Nós estamos querendo organizar uma revolução pela educação no Brasil. Uma nova estratégia no desenvolvimento baseada em capacitações educacionais e oportunidades produtivas. A Amazônia pode ser a vanguarda desse projeto. O Estado do Acre se caracteriza pelo experimentalismo.”

O programa Quero Ler tem por objetivo alfabetizar em sua primeira etapa 11 mil pessoas nos 22 municípios do Acre. O Quero Ler é voltado a pessoas com idade acima dos 15 anos, que não tivera acesso à Educação Básica na idade própria.

O governador Sebastião Viana informou que o programa é uma grande força tarefa que sela um trabalho contra o analfabetismo iniciado há 16 anos pelos governos petistas.

“Agora nós temos a grande força tarefa para zerar o analfabetismo. Nossa meta é alcança 55 mil pessoas no Acre para que elas possam ter direito a conhecer as letras, a começar a ler e que não sejam analfabetas funcionais, mas que acreditem mais em si, melhorem sua autoconfiança para pensar em trabalho, em renda, para que vivam e entendam melhor os desafios do mundo no nosso tempo”, disse o governador.

A agenda do ministro continua no Acre nesta sexta-feira. Ainda na manhã de hoje, ele visita o Complexo Industrial de Piscicultura (Peixes da Amazônia S/A) e depois vai à Cidade do Povo.

À tarde, Mangabeira Unger profere palestra na Biblioteca Pública para a equipe do governador Sebastião Viana. Na ocasião será feita uma breve apresentação das Políticas Públicas Estaduais de Desenvolvimento Sustentável e do Portifólio de Investimentos do Governo do Acre.

Compartilhar