O secretário nacional dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, o ex-governador do Acre, Binho Marques, participa nesta segunda-feira, 22, no auditório da Fieac, desde as 9h da manhã do seminário “PNE no Acre: avaliação e estratégias de implementação”, evento realizado pelo deputado federal Raimundo Angelim (PT), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O evento tem a participação de mais 200 professores, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e estudantes, além de parlamentares e o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana.
O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT), que discursou na abertura do evento disse que “as mudanças” ocorridas no Acre nos últimos anos se devem a investimentos na Educação.
“Através da educação podemos fazer as mudanças que nosso país precisa. Todas as mudanças no Acre aconteceram porque nossa prioridade sempre foi a educação”.
Ironicamente, no momento em que políticos e gestores da Educação debatiam o PNE, servidores da Educação Estadual, a maioria professores, em greve, ocupavam os corredores e salas da sede da Secretaria de Educação no Acre, na Ladeira do Bola Preta, em Rio Branco. O Sindicato dos Servidores da Educação reivindica reajuste de 25%, antecipação para este ano do pagamento da VDP (verba que funciona como um 14º salário), que estava prevista ara 2016 em acordo coletivo e a aplicação do piso funcional para os professores e funcionários dos cursos profissionalizantes.