O paciente José Albeci da Silva, de 32 anos, procurou a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (23), para denunciar que estaria esperando há três anos, por um tratamento de hérnia de disco lombar. Ele afirma que nem de posse de um decisão judicial, o Estado, através da Secretaria de Saúde, providenciou o atendimento no Hospital das Clínicas de Rio Branco.
Os documentos foram entregues para a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), que apresentou a denúncia na tribuna da Casa. “Mesmo com determinação do MP, ele não consegue o atendimento, ele espera desde 2012. Este senhor está ficando aleijado, mesmo com determinação judicial não consegue atendimento na rede pública do Estado”, diz Sinhasique.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informa que o Estado vem buscando atender a todas as demandas de saúde do paciente José Albecir Souza da Silva. Em agosto de 2013 e abril de 2015, por meio de exames de imagem, foi descartada, por médico especialista, a existência de problemas de saúde na coluna vertebral do paciente. Com isso, foi indicado outro tratamento que não aquele pleiteado em processo judicial. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou à Justiça e aguarda a decisão.