Centenas de professores fecharam o Terminal Urbano, a avenida Brasil e a avenida Ceará durante manifestação na manhã de hoje contra o governo do Acre. Os servidores estão em greve há mais de duas semanas e protestam contra o descaso do governo às reivindicações da categoria.
Os servidores reivindicam reajuste de 25%, antecipação para este ano do pagamento da VDP (verba que funciona como um 14º salário), que estava prevista ara 2016 em acordo coletivo e a aplicação do piso funcional para os professores e funcionários dos cursos profissionalizantes.
O protesto dos professores começou por volta das 9h, na Praça da Revolução. Da praça, eles saíram em caminhada pela avenida Brasil até o Terminal Urbano, onde fecharam a entrada do local até o final da manhã. Uma enorme fila de ônibus se formou no centro de Rio Branco até o momento em que o professores liberaram a entrada principal do Terminal Urbano, uma hora após o início do bloqueio.
O trânsito também ficou bloqueado nas avenidas Brasil e Ceará, na altura do pórtico principal do Parque da Maternidade. Alguns motoristas tentaram furar o bloqueio, mas foram impedidos pelos manifestantes.
Uma comissão do comando de greve se reúne neste momento com membros da articulação do governo para tratarem sobre uma negociação. Caso não haja consenso o Sindicato da Educação do Estado promete radicalizar ainda mais.