Centenas de professores da Rede Pública Estadual, em greve há mais de duas semanas, interditaram, por volta das 10h30 desta segunda-feira, 06 de julho, a Ponte Metálica, no Centro de Rio Branco. A manifesto é um protesto à falta de consenso nas negociações entre a classe e o governo do estado.
Durante a manifestação, os professores, além de causarem prejuízos ao fluxo do transito na área central da cidade, gritam frases como “Tião a culpa é sua, a greve continua” e “Governo pipoqueiro, cadê o meu dinheiro?”. As palavras de ordem e protesto vão de encontro com a crise financeira vivida pelo Estado, o que estaria dificultando o aceite às propostas dos profissionais.
Na semana passada, profissionais fizeram passeata até o Terminal Urbano de Rio Branco, na Av. Ceará, Centro, e interditaram o local, prejudicando os serviços de transporte coletivo da cidade, e, ainda, congestionando o trânsito em toda a região. Na ocasião, eles também gritavam frases de ordem. Vários motoristas tentaram furar o bloqueio dos professores e houve a intervenção de agentes de transito.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (SINTEAC), Rosana Nascimento, enquanto não houverem negociação positivas, atos como esse serão mantidos pelo movimento grevista. Os representantes sindicais prometem radicalizar ainda mais as manifestações.