Depois da Estrada da Sobral e da Estrada da Floresta, esta semana é a vez da Estrada das Placas, do trecho que está sendo duplicado, que vai do trevo do Posto Talma até o trevo de acesso ao bairro Tancredo Neves, receber o pavimento definitivo com Tratamento Superficial Duplo (TSD).
As obras da Estrada das Placas fazem parte de um pacote de intervenções que está sendo executado pela prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo federal, que vai duplicar e/ou alargar sete ruas e avenidas estruturantes em diversos bairros da capital.
Além da Estrada das Placas, da Sobral e da Floresta, ainda está na programação da prefeitura de Rio Branco, dentro do PAC Mobilidade, a duplicação da estrada Apolônio Sales, da Avenida Getúlio Vargas e o alargamento das ruas João XXIII, São Salvador e Campo Grande.
Na Estrada da Placas, os trabalhos de infraestrutura são coordenados pelo engenheiro Marcelo Menezes. Ele explicou que ao todo estão sendo executados somente nesta terça-feira, três mil e setecentos metros cúbicos de asfalto em pouco mais de um quilômetro de duplicação.
Estão sendo utilizados em torno de seiscentos e trinta toneladas de camada asfáltica, somente na primeira faixa da duplicação da Estrada das Placas. Marcelo Menezes acredita que neste verão será possível avançar muito com as obras de duplicação, que deverão estar prontas até o final do ano.
A determinação do prefeito Marcus Alexandre é que as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e as próprias empresas que ganharam as licitações para realizar as duplicações das sete ruas e avenidas possam aproveitar ao máximo cada minuto do verão para prosseguir com as obras de infraestrutura urbana.
Quando estiver concluída, a duplicação da estrada das Placas será uma importante via de ligação entre os bairros da parte alta da cidade, como Tancredo Neves, Montanhês, Jorge Lavocat e Caladinho, até o centro da cidade, passando pela avenida Getúlio Vargas.
O pacote de obras do PAC Mobilidade que está sendo executado pela prefeitura de Rio Branco tem como objetivo melhorar a mobilidade e acessibilidade dos moradores, já que além da duplicação estão previstas também a construção de ciclovias e calçadas para pedestres.