O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta segunda-feira, 20, as obras da creche do Conjunto Carandá, na Baixada da Sobral. As obras, de acordo com a Secretaria de Obras Públicas, estão 90% concluídas e devem ser entregues em setembro devido aos detalhes de acabamento. A unidade faz parte do pacote de dez creches que estão sendo construídas em Rio Branco e, quando pronta, cada uma delas terá capacidade para atender 220 crianças de até cinco anos de idade.
A creche do Carandá, assim como as demais, é padrão 2 e quando estiver pronta irá ofertar vagas tanto para a creche quanto também para a pré-escola, possibilitando às mães terem um local adequado para deixar as crianças enquanto trabalham.
A vistoria foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Batista e pela secretária de Obras Públicas, Claudia Cunha, além da presidenta e vice-presidente da Associação de Moradores do Carandá, respectivamente Maria José Sampaio, a Mazé, e Bibiana Jurema. A soma das creches construídas ou em construção significam mais 2.200 vagas para creche e pré-escola na capital.
O prefeito fez também uma vistoria às obras da quadra poliesportiva e realizou uma caminhada com as lideranças pelas ruas do bairro. As obras da quadra, cujo projeto foi detalhado para Mazé e Bibiana, deverão ser entregues ainda este ano. “Consideramos esta visita muito positiva porque o prefeito vem ver de perto como está o bairro”, disse Mazé.
O prefeito percorreu diversas ruas do bairro, que também foi duramente atingido pelas chuvas deste ano. A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) vem realizando uma grande ação para concluir a manutenção viária da localidade. “Estamos trabalhando nas cinco ruas que ficaram faltando melhorar. Também estamos no entorno dessas ruas para deixar o bairro em melhores condições”, disse o prefeito.
Cada uma das dez creches está custando cerca de R$ 2 milhões. Somente a contrapartida da Prefeitura para a construção das unidades será de quase um R$ 1 milhão. A parceria com a Câmara de Vereadores e a aprovação da bancada federal tem sido fundamental para que avanços como esse cheguem aos bairros mais carentes da cidade. A quadra poliesportiva não é coberta e há uma luta da Prefeitura para conseguir fazer a cobertura.
Na caminhada pelo bairro, o prefeito cumprimentou moradores informando a cada um deles os benefícios que chegam ou estão sendo intensificados neste verão.