Através de um pedido dos moradores, o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, esteve na Rua Aderbal Brasil, no Manoel Julião, para vistoriar a situação de um córrego que passa ao lado do Bloco D e definir ações para melhorar as condições de infraestrutura.
Para solucionar problemas no córrego que passa ao longo do Conjunto, o prefeito disse aos moradores que há duas alternativas. Uma é a construção de uma rede paralela de drenagem e a outra é a construção de uma grande galeria em concreto armado, possível através da elaboração de um projeto e ajuda da bancada federal em Brasília para liberar emendas.
Mas, de imediato, a prefeitura de Rio Branco já irá executar neste momento alguns serviços como a limpeza e a desobstrução do córrego, atendendo a pedidos dos próprios moradores. Além disso, a prefeitura de Rio Branco também vai reparar e até reconstruir as caixas de esgoto existentes.
Outra ação imediata e importante da prefeitura, que atende um pedido dos moradores, é o fechamento de um beco próximo ao bloco D, onde os moradores acreditam que, com isso, possa diminuir a violência no local, principalmente assaltos.
Na sequência, prefeitura vai elaborar o projeto definitivo para que se possa colocar a tubulação e fazer a drenagem e urbanização. O prefeito Marcus Alexandre acredita que um projeto dessa magnitude gire em torno de R$ 1 milhão. E que a ajuda da bancada acreana em Brasília será fundamental para liberar os recursos, que podem vir através de alocação de emendas parlamentares.
Kelyson Soares é o síndico do bloco D e está entre os moradores que pediram a presença do prefeito Marcus Alexandre no local. “Nós só temos a agradecer a visita do prefeito Marcus Alexandre, que nos trouxe uma solução para esse problema aqui do córrego”, disse.
“Temos aqui um problema crônico já que o córrego recebe o esgoto de diversos lugares. Uma das soluções é colocar uma tubulação, porque aqui é uma bacia de amortecimento. Como não se trata de uma solução simples, vamos buscar apoio da bancada de parlamentares em Brasília, além de realizar algumas ações imediatas”, afirmou Marcus Viana.