Tem algo que não está muito claro nesta celeuma de libera e prende Hildebrando. Várias autoridades do Executivo, Legislativo, Ministério Público e principalmente o Poder Judiciário estão com os seus telefones celulares desligados. Segundo informações de bastidores, os “donos do poder” “querem ver o cão”, mas querem passar bem longe da imprensa, evitando assim opinar sobre o caso do ex-coronel Hildebrando Pascoal, que seria solto nesta quarta-feira, 5, mas por força de uma liminar, teve o seu direito a liberdade provisória negado.
Dizem que as autoridades estão evitando se manifestar para não se comprometerem ou “jogar mais gasolina” na fogueira. O medo principal é perder o apoio político de grupos ligado ao Partido dos Trabalhadores. Outros já falam no receio de possíveis represálias de autoridades do judiciário. “Afinal de contas, quem é o doido que vai discordar da decisão de um juiz publicamente”, assinalou um informante de ac24horas.
O fato é que Hildebrando Pascol desperta “sentimentos primitivos” em algumas autoridades. Existem políticos, e nesses se encaixam os da oposição, que tem medo que o ex-coronel da Policia Militar se torne um mártir e tenha influência política nas próximas eleições. É esperar para ver.
Na mitologia popular, quem se esconde é uma Avestruz!