A fim de aumentar o acesso à cidadania e às políticas públicas para a população rural, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/MDA) irá, mais uma vez, a localidades do Acre. A ação passará pelos municípios de Feijó, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, entre os dias 8 e 15 de agosto. Neste período, a expectativa que mais de 800 pessoas sejam atendidas gratuitamente.
Nos mutirões serão emitidos: primeiras e segundas vias de certidão de nascimento, carteira de trabalho e RG, além de CPF. Também serão oferecidos serviços de cópia de documentos e fotografia, orientações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Bolsa Família e CadÚnico) e informações sobre aposentadoria.
A diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, explica como ter os documentos em mãos é importante para garantir os direitos das cidadãs. “Isso permite às mulheres acessar as políticas públicas tais como crédito, assistência técnica, e todo um conjunto de programas disponíveis para o campo”.
A iniciativa alcança comunidades rurais de agricultores familiares, ribeirinhos, indígenas e assentados da reforma agrária, sendo direcionado especialmente às mulheres – mas homens e crianças também podem participar.
Programa no estado
Desde 2004, 114 municípios do Acre receberam mutirões de documentação da trabalhadora rural. Neste período, foram realizados 138 mutirões, nos quais foram atendidas aproximadamente 45,5 mil mulheres. Totalizando 125.803 documentos emitidos gratuitamente.
Serviço
Feijó
Data: de 08 a 10 de agosto (sábado a segunda-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Escola Imaculada Conceição
Rodrigues Alves
Data: de 12 a 13 de agosto (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Marque Municipal
Mâncio Lima
Data: 15 de agosto (sábado)
Horário: das 8h às 16h
Local: Centro de Multiuso Padre Edson (Cemupe)