O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) entregou à população do município, a 21a unidade básica de saúde construída na sua gestão à frente da prefeitura da segunda maior cidade do Acre. Os investimentos é provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro, junto ao Ministério da Saúde, através do Programa Calha Norte e contrapartida do município.
A unidade básica de saúde Euclides Queiroz Filho, vai beneficiar os moradores da comunidade Olivença. A partir de agora, a população terá acesso facilitado atendimentos médicos e odontológicos, exame de pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, puericultura e vacinação, dentre outros serviços, sem precisar recorrer aos postos no centro de Cruzeiro do Sul.
O prefeito Vagner Sales batizou a unidade de saúde com o nome de Euclides Queiroz Filho, um membro de uma tradicional família cruzeirense, que exerceu mandato de vereador pelo município. A família de Euclides também doou a área de terra onde já foi construído o posto e futuramente será construída uma quadra de esportes para atender os moradores da comunidade.
Na ocasião, um dos filhos do senhor Euclides, César Queiroz, agradeceu ao prefeito pela homenagem a seu pai, que era proprietário de quase totalidade das áreas de terra que compõem hoje o Bairro Miritizal e Olivença. Cesar destacou a preocupação que seu pai tinha, atendendo a todos que o recorriam em busca de um pedaço de terra para construir uma moradia.
Vagner Sales destaca a importância de se levar saúde para perto de quem mais precisa. Segundo ele a construção de mais postos de saúde além de descentralizar, humaniza o atendimento com melhores condições e mais atenção por parte dos profissionais de saúde. Ele afirma que, só quem sabe a diferença que faz um posto de saúde perto da casa é quem realmente precisa.
“Anteriormente, um único posto no bairro do Miritizal, atendia todas as comunidades da região do Rio Liberdade e demais moradores da BR-364. Com a construção de postos de saúde, não só na sede do Liberdade, e dentro dos ramais da Vila Santa Luzia e Lagoinha foi possível atender melhor a população rural que agora não precisa se deslocar de tão longe para buscar o atendimento médico”, diz Sales.