Prefeitura de Cruzeiro do Sul recupera ramais e facilita escoamento da produção agrícola

Ramal_04

A prefeitura de Cruzeiro do Sul vem cumprindo a promessa que o prefeito Vagner Sales (PMDB) fez aos agricultores que manteria os ramais trafegáveis para o escoamento da produção e acessibilidade dos estudantes às escolas públicas instaladas na zona rural do município. Sales afirma que a iniciativa tem resultado direto no aumento da produção rural e na garantia do abastecimento de feiras e mercados públicos.

Patrulhas mecanizadas da Prefeitura foram destinadas exclusivamente aos trabalhos de abertura, melhoria e manutenção dos ramais Badejo, Canela Fina, Cunha, Olivença, Praia Grande, Boca do Môa e Tiro ao Alvo. Outros trechos críticos e ladeiras de difícil acesso também recebem o serviço de recuperação de bueiros e pontes, trabalho que vem sendo realizado nos últimos seis anos da atual administração.

Ramal_03De acordo com o secretário municipal de obras, José Mauri, o Sinhô, atualmente, as obras de recuperação de ramais estão realizadas por duas máquinas patrol, duas pá carregadeira, um rolo compactador, uma retro escavadeira, além de vários caminhões caçamba. Segundo ele, durante o verão é possível realizar muito mais trabalhos nos ramais, uma vez que o inverno impossibilita as atividades.

O prefeito Vagner Sales afirma que “enquanto o período de verão der condições os trabalhos irão avançar e chegar a outras comunidades da zona rural de Cruzeiro do Sul. É bom informar que a prefeitura não recebe recursos para esta atividade. O dinheiro que vem para recuperar os ramais é direcionado ao governo do Acre, que recebe aproximadamente R$ 13 milhões do INCRA para esta finalidade”.

INCENTIVO A PRODUÇÃO

O trabalho de recuperação de ramais tem por finalidade também facilitar o escoamento da produção rural até o centro da cidade, proporcionando uma melhor margem de lucro para o produtor, mais variedade de produtos e melhores preços para o consumidor cruzeirense que frequenta as feiras. Um exemplo é a Central de Comercialização João da Horta, que além funcionar aos sábados, inovou e também está funcionando durante as quartas-feiras, para atender o consumidor. O produtor rural tem total apoio na produção e no volume de vendas.

Para o prefeito Vagner Sales, o trabalho realizado é motivo de comemoração. “Essa é a nossa resposta para quem diz que não dá para trabalhar sem apoio do governo do Acre. Desde que assumimos a prefeitura todos os anos temos realizado esse trabalho de recuperação dos nossos ramais sem um centavo de apoio do governo. Nem uma gota de combustível. Tudo tem sido feito com os nossos próprios recursos que nós temos procurado economizar para devolver a dignidade ao nosso amigo sofrido que trabalha no campo. Tudo o que for possível fazer para que os nossos produtores escoem a produção, e possam ter uma vida mais digna estamos fazendo”, afirma Sales.